Eternal sunshine

Ontem visitamos nosso tio de 94 anos. Ele mora num bom asilo da nossa cidade. Ele é bem cuidado, tem alguns dos seus móveis antigos, quadros e livros, muitos livros.

Ele sofre de demência e não se lembra, como sempre acontece nesses casos, das coisas mais recentes. Ele é capaz, no entanto, de contar com riqueza de detalhes histórias da sua juventude e infância.

Ao chegarmos, marido foi buscar umas cadeiras e ele perguntou antes que ele voltasse: “Vocês dois tem algo em comum?” Eu sorri e disse: “Nós somos casados há seis anos e vivemos juntos há dez.” Ele: “É mesmo?! Eu não sabia!” Eu pacientemente contei onde e como foi o casamento, acrescentando com calma que ele estava presente. Ele escutou com prazer como uma criança que assiste sem o menor problema seus desenhos animados repetidos pela milésima vez.

Marido volta com as cadeiras e tio comenta: “Eu não sabia que vocês eram casados, a Alice acabou de me contar.” O marido cartesiano responde sem pestanejar: “Você esqueceu.” O tio fica muito bravo, pois ele não esqueceu, só não sabia mais.

E assim uma simples visita de domingo se tornou a renovação do nosso casamento.

E tem gente que não entende porque viver plenamente o aqui e agora se chama mindfullness.

Esse post foi publicado em Família, Filosofia de cordel e marcado , , . Guardar link permanente.

8 respostas para Eternal sunshine

  1. Botica disse:

    Eu acho que essa é uma das grandes “vantagens” da demência 😉 mindfullness!

  2. Mariana disse:

    Uma das chaves que abre a porta da felicidade se chama memória curta

  3. Pingback: Perto e longe | 1 ou 2 Palavrinhas

  4. Pingback: A escolha de Alice | 1 ou 2 Palavrinhas

  5. Pingback: Raios duplos | 1 ou 2 Palavrinhas

  6. Pingback: Hoje é domingo 2 | 1 ou 2 Palavrinhas

  7. Pingback: Letras | 1 ou 2 Palavrinhas

Deixe um comentário

